Texto institucional - Batalhão da área sul da capital comemora 50 anos e entrega homenagens em Curitiba



Uma solenidade com diversas homenagens e entregas de medalhas comemorou nesta sexta-feira (22/06) o 50º aniversário do 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPM) na sede da unidade, no bairro Novo Mundo, em Curitiba. O evento contou com entrega de diplomas aos amigos, homenagens aos ex-comandantes, menção honrosa e medalhas “Heróis da Radiopatrulha”, homenagem da Câmara de Vereadores e entrega de troféu. A Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

“É importante lembrarmos dos policiais que têm se destacado, os civis que tem apoiado o trabalho do batalhão, que têm feito com que o batalhão cresça, se desenvolva e que possa abraçar projetos sociais, ações estas que podem ser comemoradas neste aniversário”, destacou a Comandante-Geral. “Devemos lembrar também dos policias que nestes 50 anos morreram cumprindo o compromisso que fizeram de, se necessário, dar a vida para proteger a sociedade”, completou.

A Comandante-Geral lembrou ainda que o 13º BPM foi uma das primeiras unidades da PM a fazer patrulhamento motorizado, depois denominado de radiopatrulha. “Após o 13º BPM começar a fazer o patrulhamento motorizado, a modalidade foi ampliada e estende-se e, por isso, não podemos esquecer os nomes que construíram a história da unidade e, consequentemente, a história da corporação”, disse ao destacar os homenageados da unidade.

Logo no início da solenidade, foi feita a entrega do diploma de amigos do batalhão para algumas pessoas. Depois houve a homenagem aos ex-comandantes da unidade (quadro com a foto dos ex-comandantes) entregues pelo Comandante da unidade, tenente-coronel Bruno Soares da Silva e pelo Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º BPM). Em seguida foram entregues a Menção Honrosa, a medalha “Herois da Radiopatrulha”, a homenagem dos vereadores ao batalhão e o troféu das olimpíadas do 13º BPM.

Para o tenente-coronel Bruno Soares da Silva, o valor de estar à frente da unidade no aniversário de 50 anos é grande. “Estamos vivendo a modernidade, a tecnologia, estamos com o Centro Estratégico de Operações, que vai direcionar um novo policiamento ostensivo e isso deve ser comemorado nesta data tão importante”. Ainda segundo o Comandante da unidade, uma pesquisa do Instituto Atuação apontou o 13º BPM como um dos mais comunitários.

“É uma grande alegria e satisfação poder estar junto com a comunidade em todos os projetos do 13º BPM, tanto os de policiamento quanto os festivos. Temos festa junina, tivemos a primeira corrida da unidade [com mais de 2.500 inscrições e aproximadamente 3.000 pessoas], as olimpíadas da unidade também é uma forma de você incentivar o esporte aos policiais, e isso é salutar e extremamente memorável”, afirma o tenente-coronel.

O major Marcos Rodrigues, que está 34 anos na corporação, iniciou sua carreira no 13º BPM, em 1986, e foi homenageado. “Me sinto honrado, pois tenho na minha frente um pelotão da minha época, parece que foi ontem que entrei aqui”, disse após participar do pelotão composto por oficiais e praças que desfilou ao fim do evento em homenagem aos que fizeram história. “Recebi essa medalha heróis da radiopatrulha e sinto-me honrado de ostentá-la, pois quando aqui entrei era um sistema de policiamento modular”, completa.

“Em algum momento esses comandantes fizeram ações importantes em prol do 13º BPM e pela comunidade local, nada mais justo que sejam homenageados, eles merecem”, disse o tenente-coronel Bruno.

ATIVA - Para o soldado Antônio Fernandes de Souza Junior que trabalha há 20 anos no 13º batalhão o momento é único. “É muito gratificante, me formei aqui nesta unidade complexa, com grande diversidade, que alcança pessoas de várias classes sociais, de diversos lugares, vindas até de outros países com policiamento e até projetos sociais. Para mim, isso é muito importante”, descreve.

“Tenho 12 anos de corporação e aqui no 13º BPM são 11. É uma honra, fico feliz, sinto que o meu trabalho está sendo reconhecido, é muito bom. Aqui é uma área muito boa para trabalhar, estou em um batalhão completo”, conta a soldado Josiane Corral Lemes.

CIVIS – Pessoas da comunidade também foram homenageadas por contribuírem com a unidade de alguma forma. “É uma emoção muito grande, pelo reconhecimento, pela parceria que a gente tem com a Polícia Militar. Isso é muito satisfatório e, com certeza, vai fazer uma diferença muito grande. O Atlético Paranaense sempre tenta estar cada vez mais próximo dos policiais, para que a gente possa fazer um trabalho com bastante sinergia, união, e quem ganha no final é o torcedor, a população”, garante o Assessor de Segurança da Arena do Atlético Paranaense, Ronildo Finger Barbosa.

A proximidade da PM com a comunidade é muito importante no ponto de vista do Diretor do Colégio Adventista do Portão, Tiago Silva. “Temos trabalhado pela integração com a comunidade e ter o reconhecimento dos militares é extraordinário. Trabalhamos juntos para uma sociedade melhor, seja em policiamento, em prevenção ou em educação, então receber algo como esta honraria representa, entre outras coisas, que estamos trabalhando pelo mesmo ideal”, destaca.

Participaram da solenidade o Chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; a Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto; o Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, coronel Gerson Rolim da Silva; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos; o Diretor de Saúde, coronel Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld; o ex-Comandante-Geral e ex-comandante do 13º Batalhão da PM, coronel da Reserva Remunerada Sergio Manoel Masteck Ramos; s ex-comandante do Corpo de Bombeiros, coronel da Reserva Remunerada Luiz Henrique Pombo do Nascimento; os ex-Comandantes do 13º BPM, coronel Oscar Paluch; o coronel da Reserva Remunerada Eron Ulisses Donadello; o coronel Sérgio Cordeiro de Souza; o tenente-coronel Wilson Garret; o coronel Valter Wiltemburg Pontes; o tenente-coronel Renato J. da Silveira; o tenente-coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; representando o Delegado Geral da Polícia Civil, Delegado Francisco Costa; o Comandante do 23º Batalhão da PM, tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva; o Comandante do 22º Batalhão da PM, tenente-coronel Sergio Augusto Ramos; o Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Naasson Polak; o Comandante do 12º Batalhão da PM, tenente-coronel Wagner Lúcio dos Santos; o Comandante do 7º Batalhão, coronel Emerson Luiz Bukarewicz; o Comandante do Regimento de Polícia Montada, Major Elias Ariel de Souza.

Também acompanharam a cerimônia o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Paraná (ASSOFEPAR), coronel da reserva remunerada Isaías de Farias; representando o Deputado Delegado Recalcatti, Havelino de Souza Abreu; o Vereador, Tico Kuzma; o Vereador, Oscalino do Povo; o Vereador Mauro Bobato; o Vereador, Rogério Campos, além de demais oficiais e praças da corporação e convidados.


Publicado originalmente em: http://www.pmpr.pr.gov.br/Noticia/Batalhao-da-area-sul-da-capital-comemora-50-anos-e-entrega-homenagens-em-Curitiba
(Textos institucionais não são assinados ou são assinados pelos jornalistas responsáveis pelo setor)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto Institucional - Na região metropolitana de Curitiba, Polícia Militar apreende mais de 100 tijolos de maconha

Ingredientes para o sucesso.

Texto institucional - Tribunal julga irregulares contas de 2014 da Câmara de Kaloré e aplica multa